CARTA ABERTA SOBRE AS ELEIÇÕES PARA REITOR E VICE-REITOR DA UFMA

A AAUFMA – ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA UFMA, na qualidade de integrante parceira da Universidade Federal do Maranhão, haja vista seus Associados serem todos oriundos da referida Instituição, vem publicamente externar seus sentimentos de prazer por testemunhar a realização com lisura e tranquilidade do processo eleitoral para Reitor e Vice-Reitor da UFMA, no quadriênio 2019-2023, ocorrido no dia 26 de junho passado, do qual saíram mais votados os Professores Natalino Salgado Filho, com 49,49%, João de Deus Mendes da Silva, com 24,23%, e Ridvan Nunes Fernandes, com 16,4%, para Reitor, que deverão compor a lista tríplice, bem como, Allan Kardec Duailibe Barros Filho, com 32,17%, Luciano da Silva Façanha, com 23,56% e Marcos Fabio Belo Matos, com 13,06%, para Vice-Reitor, como previsto nas normas vigentes.

A AAUFMA, em que pese não ter ainda tomado conhecimento oficial da publicação dos resultados do processo eleitoral, antecipa-se expressando seus sentimentos e aproveita o ensejo para parabenizar os professores que saíram vitoriosos no pleito e ressalva que entende como maior vitoriosa a própria UFMA que, em meio a uma conjuntura nacional tão conturbada e adversa às instituições federais de ensino e à educação em geral, demonstrou maturidade e capacidade de equilíbrio institucional ao realizar um pleito dessa natureza.

Por fim, a AAUFMA além de tornar público seu pensamento sobre o pleito, espera que tal processo venha a ser coroado com a escolha e a nomeação pelo CONSUN, pelo Colegiado Especial Eleitoral e pelo Governo Federal, dos dois primeiros mais votados em respeito ao estado de direito e à forma democrática que se desenvolveu o processo, o qual expressou nas urnas a vontade livre e soberana da Comunidade Universitária.

Saudações universitárias,

São Luís (MA), 02 de julho de 2019.

DOMINGOS FERREIRA DA SILVA

Presidente da AAUFMA